Sherry - First One

English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

Dia das criancas - 05 de maio





Kodomo no Hi (こどもの日, que significa “Dia da Criança”) é um feriado nacional japonês, que acontece anualmente no dia 5 de maio, o quinto dia do quinto mês, e faz parte da Golden Week (semana dourada).
É um dia reservado ao respeito da criança para comemorar a sua felicidade.
Foi designado um feriado nacional pelo governo japonês em 1948.
Originalmente era chamado de Tango no sekku [端午の節句] (dia dos meninos), esta data já era celebrada desde a era Nara.
Embora o nome tenha mudado para dia das Crianças, os costumes continuam os mesmos e o feriado é voltado principalmente para os meninos.
As meninas também tem seu dia, o Hina-matsuri, ou “Dia das Meninas” que ocorre no dia 3 de março – terceiro dia do terceiro mês, porém ,diferentemente do Kodomo no Hi, o Hina – Matsuri não é considerado feriado Nacional.
Nesses pequenos detalhes, percebemos que o Japão continua sendo uma nação que distinguem Homens e Mulheres, dando preferencia claro, para os Homens.
No Kodomo no Hi, as famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando o koinobori (鯉幟/こいのぼり) (coloridas carpas em forma de bandeiras) em suas residências e é comum ve-los penduradas em longas linhas em vários rios e canais em todo Japão.
Diz-se que a carpa pode nadar em grandes correntezas e isso representa para o povo oriental ,a força e a coragem necessária para superar dificuldades na vida

O motivo das Carpas simpolizarem o Dia das Crianças é que segundo uma lenda,
uma carpa nadou contra uma cachoeira e quando chegou ao topo, transformou-se em um dragão.
Acredita-se que as carpas trazem sorte e sucesso na vida, e a celebração do dia traz a força que um garoto precisa ter para um crescimento saudável.
Os preparativos e adornos para o kodomo no hi começam cerca de uma semana antes e ficam expostos até o dia da festa.
Os símbolos deste dia são: o gogatsu ningyô, ou altar, o kabuto, as carpas e os pratos típicos. Como o altar tem um preço elevado e ocupa um espaço muito grande nas casas, o kabuto é utilizado para representar todo o ornamento.
É de costume, nas festas, comer chimaki, bolinho de arroz cozido enrolado na folha de bambu e kashiwamochi, doce feito de arroz com recheio de doce de feijão embrulhado em folhas de carvalho. Também existem músicas folclóricas para este dia, como o seikurabe e koinobori. No ofurô, colocam-se folhas ou essências de íris para afastar os maus espíritos.



Hoje o poste e de: MeiRi* 


*irma do Tk.

0 comentários:

Postar um comentário