Sherry - First One

Akira Yoshizawa

Hoje foi comemorado pelo Google 101 anos do Akira Yoshizawa.
 
 
Quem é Akira Yoshizawa?

Artista japonês criou mais de 50 mil modelos e estabeleceu padrões de instruções para a arte do papel dobrado
Akira Yoshizawa é considerado o grande mestre do origami no mundo. Nesta quarta-feira ele faria 101 anos, e por isso o Google decidiu homenageá-lo com um doodle que traz as letras de seu logotipo feitas com dobraduras de papel.
Tido como pai do origami moderno, Yoshizawa - falecido em 2005 - afirmava ter criado mais de 50 mil modelos, alguns dos quais foram eternizados nos 18 livros que publicou. Mais do que modelos, o japonês criou instruções que há 50 anos são usadas como padrão em obras do gênero.
Yoshizawa também criou uma série de técnicas para quem faz origami, como o wet folgding ("dobradura molhada", em tradução livre), usada para garantir curvas aos origamis essencialmente geométricos. "Meu origami, em consonância com as leis da natureza, requerem geometria, ciência e física", afirmou o artista certa vez, segundo o blog oficial do Google.
A carreira do japonês começou quando tinha 20 anos, inicialmente paralela ao trabalho em uma fábrica, que depois largou para dedicar-se somente ao origami. Em 1955, após uma exposição em Amsterdã, ganhou fama internacional.

Fonte: terra

0 comentários:

Postar um comentário